sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Quais nutrientes podem ajudar contra a queda de cabelo?

Bom, começando a explicar primeiramente a Alopecia, ou seja queda de cabelos e/ou pêlos do corpo,que deixa uma área do corpo pelada ou ele todo pelado.
O tipo de alopecia mais conhecido é a ALOPECIA HEREDITÁRIA ou comumente chamada de calvície masculina. Ela é causada pela presença de fator hereditário somado a presença de andrógenos (hormônios); trata-se de uma queda de cabelos de progressão gradual começando pelo recuo da linha do cabelo na região fronto-temporal e não havendo perda dos pêlos do corpo.
Embora este tipo de alopecia seja mais conhecida em homens ela pode ocorrer em mulheres causando uma perda difusa do cabelo deixando os cabelos mais ralos podendo expor o couro cabeludo.
Existem vários tipos de queda de cabelo, embora a mais frequente é a queda sazonal, que como o próprio nome indica, acontece em certas alturas do ano, nomeadamente a primavera e o outono. Uma queda normal pode ir até à volta dos 100 primeiros cabelos por dia.
Alguns nutrientes são necessários para queda de cabelo, como o Beta-caroteno (vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa), vitamina A (fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados) e vitamina B (vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, assim também são necessários para o crescimento do cabelo.
O zinco (existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo) estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.Os aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes), são a matéria-prima para a construção dos fios.
Uma alimentação equilibrada ajuda na boa saúde dos cabelos!!! O estresse, medicamentos, e como citado anteriormente, fatores com a hereditariedade, têm grande influência na integridade dos fios.
Procure sempre um Nutricionista!!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sorvete de Pistache, aceita ???


Você já teve o prazer de experimentar o tão falado sorvete de pistache?!? O fruto pode ser consumido na forma de noz, torrado e salgado na própria casca. É também muito utilizado na confeitaria em geral, e o óleo de noz de pistache também é usado em indústrias de cosméticos e farmacêuticos. No Brasil, o pistache tem uma grande aceitação. À primeira vista, a alta exigência em frio não recomendaria o cultivo do pistache no Brasil, cujas plantas demandam elevada quantidade de frio para seu adequado desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Entretanto, especula-se a possibilidade do emprego de cultivares bem rústicos e de produtos promotores de crescimento, bastante usuais na fruticultura de clima temperado nacional. O pistacheiro, sua árvore, é considerada planta originária da Ásia Central e cultivada na região mediterrânea (Irã, Turquia, Grécia) e na Califórnia (E.U.A.). Pistacia vem do grego “pistake” e significa “noz” e vera, do latim “verdadeiro”, completando o significado de noz verdadeira ou pistache comestível. O pistache apresenta bom valor nutritivo, excelente teor de fibras e, como a maioria das nozes, elevado teor de lipídeos.

Bom, então se você ainda não experimentou, não exite em saborear o delicioso sorvete de pistache!!!!!!
Não esquecendo também que o Portal Nutrição em Foco está sempre com novidades sobre diversas frutas e alimentos, e uma matéria especial sobre o pistache, aguarde!! ;}

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Maçã !!!


O motivo deste novo post, é nada mais nada menos, que uma "declaração" à fruta que amo, a maçã!!! rs
Ela, que conquistou e conquista até hoje muitas pessoas, e ficou conhecida no clássico 'A Branca de Neve', tem um grande valor nutricional, constituída de 85% de água, 0,6% de proteínas, 14% de carboidratos, a maçã auxilia a digestão de outros alimentos e seu valor nutritivo está nos açúcares da fruta. Ingerir uma ou duas maçãs diariamente com a casca pode evitar inúmeras doenças.
A maçã possui também substâncias antiinflamatórias e cicatrizantes, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e sais minerais como o potássio, fósforo, sódio, cálcio, ferro, entre outros.
Porém deve-se tomar um cuidado ao ingerí-la na colação como único alimento, pois aumenta a secreção do suco gástrico, aumentando assim a fome.
O Portal Nutrição em Foco tem a matéria especial sobre a MAÇÃ que eu escrevi, confere láá..!! =D

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma alimentação adequada pode aliviar a dor de estômago?


Eu sofro bastante com a tão indesejada dor de estômago, e posso dizer que realmente uma alimentação adequada alivia e reduz bastante o mal estar causado pela mesma.
Não adianta somente tomar remédios para combater a dor de estômago, é preciso tomar outros cuidados, em especial uma atenção maior com a alimentação.
Para evitar a dor de estômago evite tomar bebidas alcoólicas, refrigerante, água com gás e sucos artificiais. Evite também embutidos, frituras, salgadinhos, temperos industrializados, creme de leite, vinagre, canela.
Para auxiliar no tratamento, priorize os produtos de fácil digestão, como alimentos assados, grelhados ou cozidos; frutas, carnes magras (frando e peixe).
Uma dica é assar os alimentos, ao invés de fritá-los. Em molhos, substituir o creme de leite por iogurtes desnatados, prefira os temperos caseiros. Lembrando sempre que mastigar bem os alimentos é muito importante!!!
O Portal Nutrição em Foco está sempre com novidades à respeito de uma boa alimentação, confira..!!! =)