sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Quais nutrientes podem ajudar contra a queda de cabelo?

Bom, começando a explicar primeiramente a Alopecia, ou seja queda de cabelos e/ou pêlos do corpo,que deixa uma área do corpo pelada ou ele todo pelado.
O tipo de alopecia mais conhecido é a ALOPECIA HEREDITÁRIA ou comumente chamada de calvície masculina. Ela é causada pela presença de fator hereditário somado a presença de andrógenos (hormônios); trata-se de uma queda de cabelos de progressão gradual começando pelo recuo da linha do cabelo na região fronto-temporal e não havendo perda dos pêlos do corpo.
Embora este tipo de alopecia seja mais conhecida em homens ela pode ocorrer em mulheres causando uma perda difusa do cabelo deixando os cabelos mais ralos podendo expor o couro cabeludo.
Existem vários tipos de queda de cabelo, embora a mais frequente é a queda sazonal, que como o próprio nome indica, acontece em certas alturas do ano, nomeadamente a primavera e o outono. Uma queda normal pode ir até à volta dos 100 primeiros cabelos por dia.
Alguns nutrientes são necessários para queda de cabelo, como o Beta-caroteno (vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa), vitamina A (fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados) e vitamina B (vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, assim também são necessários para o crescimento do cabelo.
O zinco (existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo) estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.Os aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes), são a matéria-prima para a construção dos fios.
Uma alimentação equilibrada ajuda na boa saúde dos cabelos!!! O estresse, medicamentos, e como citado anteriormente, fatores com a hereditariedade, têm grande influência na integridade dos fios.
Procure sempre um Nutricionista!!!

2 comentários:

  1. Adorei. Nem sabia que cabelo era influenciado por estações do ano!

    ResponderExcluir
  2. O meu período sazonal dura o ano todo... hehehe.
    Adorei a matéria. Muito boa!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre! =)