domingo, 14 de fevereiro de 2010

Por que a Hidratação é importante?


A água é nossa companheira durante toda a vida. Mas, nesse feriado prolongado de folia, e nessa época do ano...O verão! Ah o verão! O calor parece fazer a gente se lembrar ainda mais da água, não é mesmo?! rs... Mas que bom que é assim, pois o nosso organismo é sábio e entende a necessidade de hidratação do nosso corpo.
Como sabemos, a água é o componente presente em maior abundância no organismo. O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta a cada 24 horas para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. A água é um veículo de transporte de nutrientes para as células, de eliminação de substâncias que ele não irá utilizar, é responsável pela sua estabilidade térmica, ela reduz o atrito das articulações. A lista das funções da água no organismo é longa, mas já percebemos a sua importância! Por isso, ingerir água para manter uma boa hidratação é fundamental.

Galera, os riscos de uma desidratação no verão são maiores! Por isso, nesse período, a preocupação com água aumenta. A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande. Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água.
A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos... Também use a criatividade, use sua fruta preferida e prepare um delicioso suco! ;)
É constatado que, a desidratação é a doença que mais mata crianças com menos de 1 ano.

Com a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber água à vontade. E, se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser frequente!!!
Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para "mandar pra bem longe" o calor e manter a temperatura do corpo. A evaporação de 1g de suor remove 0,6 kcal. Assim em condições de temperatura ideais, o excesso de calor pode ser evaporado na forma de suor.

É importante também termos muuuito cuidado com a qualidade da água e não só com o seu consumo. A água costuma ser o veículo de muitas doenças, como a diarréia. Para evitar esse e outros inconvenientes, somente consuma água filtrada ou fervida, tanto para beber como para o preparo dos alimentos. Os alimentos crus, como frutas, verduras e alguns legumes devem ser lavados em água corrente, um a um e, em seguida, devem ser submersos em uma solução de hipoclorito de sódio a 200 ppm por 15 minutos.
Vai aí uma dica para quem não tem o hábito de beber água: carregue sempre uma garrafinha com você, não só quando for praticar exercícios físicos, mas também nas atividades do dia-a-dia, o que é super importante! Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água. Não esquecendo de levá-la também nas festas desses dias de folia...!!!
Um ótimo feriado à todos!
Ser saudável, é ser feLiz...!!! =D

12 comentários:

  1. Oi querida
    Vim retribuir a visitinha e amei seu cantinho
    Estarei sempre por aqui tá?
    Ótimo post sobre a água, eu sempre bebi muita água, chego a beber quatro litros por dia, pode?
    Faz muito bem para o nosso corpo e tudo q faz bem é comigo mesma rs
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. OI Talita, vim te ver!!! olha eu não tenho o costume de tomar água, mas agora com esses calorão estou me surpreendendo esses dias prestei atenção tomei 6 copos no dia o que pra mim é muitooo, a Karem do"gordinha não!agora eu sou toda boa!! diz que toma 3litros por dia e ela perde + de 40k, acho que vou ter que apreeder a tomar água de qualquer jeito!bom já fiz alguma coisa,levantei e tomei 1 copo, rsrsrs, um abraço de dois braços e com duas vorta e meia.Jana.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, água só faz bem! E como! E ainda tem gente que não gosta... Só de pensar que ficamos melhores, mais saudáveis e mais bonitos! E dá-lhe água!

    ResponderExcluir
  4. Olá..estva lendo a reportagem sobre carambolas e voltei a minha infancia. Pegavamos sempre de uma vizinha(rs)e mtas vezes nem chegava em casa pra fazer um suquinho, pois devoravámos a rua. Quanto a aguia, estou me educando, pois mtas vezes esqueço.(pode isso?). Amei seu blog!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Hum tb adorei o seu blog... tb to te seguindo .. boa semana..bjus

    ResponderExcluir
  7. Oie...já estou te seguindo,,,, Legal vc é nutricionista,,,vou tirar várias duvidas com vc,rsssss,,,amei seu blog,,,estou lendo ele inteirinho...bjs...até mais,,boa semana

    ResponderExcluir
  8. Oi querida.. vim retribuir sua visitinha.. seja muito bem vinda la.. e adorei seu cantinho tb.. otimas dicas.. agua sem duvida é a melhor nutriçao...
    Beijinhs pra vc...

    ResponderExcluir
  9. olá, td?
    Gostei do seu blog, ótimas dicas, vou te lincar...
    Se der me linca tambem...
    Beijao,
    Mel

    ResponderExcluir
  10. PS: mas linca esse blog: melvirtual.blogspot.com, que eu estou unindo os dois blogs.
    beijao,
    Mel

    ResponderExcluir
  11. oi lindeza.. adorei o blog.. só não achei seu gadjet das seguidoras..rs..bjs e uma ótima sexta..

    ResponderExcluir
  12. Neste calor, consumir água é muito importante mesmo! A mídia está mostrando a quantidade de pessoas idosas que estão falecendo por desidratação. Água é vida! E para isso, vale lembrar que cuidar do meio ambiente preserva a água que bebemos! =) Bjos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre! =)