segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A importância da Higienização dos alimentos!


Galerinha, aqui está um assunto muito importante, que é a higienização!!!
As vantagens de uma alimentação rica em legumes e frutas já são bem conhecidas. Mas esses nutrientes serão ainda melhor aproveitados com uma higienização correta dos vegetais e outros alimentos.
Quem pensa que basta lavar bem, e em água corrente, verduras, frutas e legumes, que as bactérias somem, pode amargar uma possível contaminação no intestino. Os microrganismos existentes nos alimentos ingeridos crus são causadores da disenteria. Por isso, gastar mais tempo na limpeza dos vegetais, poupa você e também a sua família de sofrer com um mal-estar que pode ser evitado. As principais vítimas das bactérias são crianças com menos de cinco anos, idosos com mais de 60 anos e mulheres grávidas. Para os outros o risco existe, porém é menor. Esse cuidado começa na hora da compra! Se a sua preferência for pela feira livre, observe a qualidade dos produtos. Se estiverem amassados, evite-os! Nos supermercados, fique de olho para não levar alimentos vencidos. Também, evite comprar vegetais picados. Se foram cortados sem higienização, a polpa acaba sendo contaminada.

Dicas para a limpeza correta:
- As verduras devem ser bem-lavadas, passando-se os dedos por toda a casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos. A seguir, lave novamente em água corrente e consuma.

- Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Se for ingeri-los com a casca, é importante esfregar sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico. Daí, é só colocar de molho em solução e consumir.

- As frutas precisam ser limpas da mesma forma. Na maçã ou na pêra é importante esfregar, pois na maioria das vezes são consumidas com casca, e também para que a quantidade de agrotóxico ingerida diminua. Para as uvas, o cuidado é maior, pois é preciso lavar uma a uma, sem arrancá- las do galhinho. Alguns cachos são bem fechados e pode ter teia de aranha no meio, então, apenas água e deixar em solução não resolveria o problema!
Para os produtos que já vêm limpos, às vezes picados, nos supermercados, é bom verificar a procedência e saber se passou por desinfecção e acondicionamento em embalagens com atmosfera modificada. Porém, os industrializados contam com a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Bom, se vc quer saber mais sobre higienização, clique aqui e fique informado! =)

Faça a sua parte e evite problemas maiores! ;}

7 comentários:

  1. Foi boa essa dica!!! Eu costumo ser um pouco relaxada na questão de hiegienização, costumo lavar bem, passo até uma buchinha na casca, mais deixar de molho em algum produto nao costumo deixar!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oie Talyta e que tipo de solução seria essa. um abraço de dois braços e com duas vorta e meia.jana.

    ResponderExcluir
  3. A higienização é muito importante mesmo. Gestantes devem inclusive evitar alimentos crus em locais que elas não conheçam a higienização por causa do risco de toxoplasmose.

    ResponderExcluir
  4. Depois que comecei a faculdade me importo muito com isso e pertubo todo mundo, afinal já tive gatroenterite e sei o que faz uma comida mal higienizada e mal conservada.
    ótimas dicas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. É importante lembrar também que não se deve lavar os vegetais com sabão!! Quanto às uvas... Dá-lhe paciência para lavá-las!! Mas é preciso, né?! Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Tályta, realmente uma correta higienização é muito importante para um consumo alimentar seguro. Parabéns pela publicação, muito clara e interessante.
    bjos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre! =)